https://pleno.news/
María Elvira Salazar chamou a situação no Brasil de “vergonha”
A deputada norte-americana María Elvira Salazar (Partido Republicano) criticou o Supremo Tribunal Federal (STF) e o ministro Alexandre de Moraes, nesta terça-feira (7), em publicação nas redes sociais. A parlamentar afirmou que “o que está acontecendo no Brasil é uma vergonha” e acusou Moraes de agir politicamente contra Jair Bolsonaro (PL).
Segundo ela, “socialistas radicais e juízes ativistas” estariam usando os tribunais para silenciar o ex-presidente.
– Tirem as mãos de Bolsonaro! – escreveu Salazar.
Ela ainda classificou o caso como um “ataque político tirado diretamente do manual socialista”.
Salazar é coautora do projeto No Censors on Our Shores Act, apresentado em fevereiro no Congresso dos EUA. A proposta prevê sanções a autoridades estrangeiras acusadas de suprimir a liberdade de expressão. Moraes não é citado no texto, mas tem sido mencionado pelos autores.
Aliada de Eduardo Bolsonaro, a deputada tem atuado junto a outros republicanos para internacionalizar críticas ao STF. Sua fala ocorreu após o ex-presidente Donald Trump defender Bolsonaro e chamá-lo de “um grande líder” que estaria sendo perseguido.
Alexandre de Moraes é relator de investigações no STF sobre a tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022. Bolsonaro teve os direitos políticos suspensos por oito anos e é alvo de outros inquéritos na Corte.